Notícias & Novidades

5 mitos e verdades sobre as dores nas costas

Publicado em 24 de outubro de 2018

Sentir dores intensas e constantes em qualquer parte do corpo não é normal, principalmente se a dor for nas costas. As dores nessa região é uma forma de resposta que o corpo dá para avisar que há algo errado, por isso a consulta com um especialista na área é importante, sendo necessária a realização de exames e tratamento imediato.

Confira 5 mitos e verdades sobre as dores nas costas:

1. Estar com acima do peso motiva as dores nas costas?

VERDADE – As dores nas costas é bastante comum em indivíduos que estão fora de forma, isso porque o excesso de peso comprime a coluna e aperta os discos intervertebrais, tornando-os dispostos à degeneração e herniação. Pessoas que tem a barriga maior acabam forçando a curvatura natural que temos na coluna lombar, gerando uma alteração na postura e favorecendo a hiperlordose. Porém, indivíduos muito magros, como os que sofrem de anorexia, também podem relatar dores nas costas devido à falta de nutrientes e perda de massa óssea, o que pode resultar em uma fratura.

2. As dores nas costas pioram com a idade?

MITO – Uma pesquisa realizada pelo Jornal Chiropractic Manual Therapy concluiu que a dor nas costas é comum em todas as idades, e que elas não se agravam conforme a pessoa envelhece.

3. O estresse pode causar as dores nas costas?

VERDADE – Nesses casos, as dores podem se estender até o pescoço, pois os hormônios do estresse causam tensões musculares, e com isso os músculos podem ser tão tensionados ao ponto de causar dolorosos espasmos pelo corpo.

4. Dormir em colchões duros ou moles demais prejudica a coluna?

VERDADE – Colchões muito duros ou fofos demais prejudicam a coluna e a postura. O ideal é ter um colchão que seja adequado à sua altura e peso.

5. Atividades físicas podem lesionar e provocar dores na coluna?

MITO – Se há dores nas costas após uma atividade física é porque o erro está na forma de como o exercício é praticado. O auxílio de um profissional na área de educação física é fundamental para que a atividade seja realizada de forma saudável e dentro das limitações do indivíduo. Se o exercício for praticado de forma correta, pode tratar a dor crônica e até mesmo auxiliar na prevenção de dores nas costas.

 

Fonte: Central da Fisioterapia

Veja Mais