Notícias, Notícias & Novidades

Banho frio ou quente? Entenda os efeitos da temperatura da água em nosso corpo

Publicado em 19 de abril de 2017

Quem não gosta de tomar um bom banho quando chega de casa, cansado do trabalho, ou mesmo para começar o dia sentindo-se mais limpo, energizado e disposto? Esse hábito tão comum dos brasileiros, afinal, nosso clima tropical e o forte calor durante boa parte do ano clamam por uma constante hidratação (seja consumindo água, sucos de frutas e outros líquidos, ou com uma bela e refrescante chuveirada), é altamente importante para a nossa qualidade de vida! Agora… O que é melhor: tomar banho quente ou gelado? Parece uma discussão pequena, mas a condição da água pode interferir muito em sua saúde, pois as diferentes temperaturas agem diretamente em algumas das principais reações do nosso corpo, tanto nas questões físicas, quanto mentais.

Logicamente, em geral, a preferência pela temperatura da água dependerá da época do ano e seus diferentes climas (em estações mais frias, água quente, já em estações mais quentes, água fria), mas, independente do tempo, a condição da água estimula reações incríveis nas funções do organismo. Enquanto os banhos gelados são muito usados para “acordar” e “ativar” o corpo, as chuveiradas mornas e quentes possuem efeitos tranquilizantes e de relaxamento. Veja, abaixo, as principais diferenças entre eles e os benefícios de cada um.

Água fria: Benefícios do banho gelado para a saúde!

– Aumenta a disposição: O primeiro contado do corpo com a água gelada causa um efeito de “alerta”. Por isso, muitas vezes fugimos e não entramos com muita facilidade no chuveiro. Porém, quando o corpo se acostuma à temperatura, o organismo começa a usufruir ativando e estimulando as suas principais funções e, por consequência, trazendo mais ânimo, energia e disposição.

– Ajuda a emagrecer: Sim, por incrível que possa parecer, um banho gelado deve fazer parte da sua dieta alimentar! O constante estimulo que a água fria gera no organismo, também ativa as funções metabólicas, acelerando esse processo de forma saudável e natural.

– Previne gripes e resfriados: O banho mais frio também age estimulando as funções do nosso sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra as ações de radicais livres, que adoecem o corpo.

– Melhora o ânimo: Por mais que o início do banho gelado seja “desesperador”, por causa do choque de temperatura da água com o corpo, quando o organismo se acostuma, o momento se torna extremamente prazeroso, tanto que, de acordo com estudos científicos ao logo do tempo, esse hábito é capaz de estimular hormônios anti-depressivos.

– Deixa os corpo mais bonito: Para quem se liga em questões estéticas, um bom banho gelado também é ótima alternativa para embelezar o corpo. O contato com a água gelada deixa a pele mais firme e, além disso, reduz a perda de cabelo!

Água quente: Benefícios do banho morno para a saúde!

– Combate o estresse: O grande efeito da água quente no corpo é a sua capacidade de aliviar a tensão corporal, relaxando os músculos e a mente. Com isso, esse tipo de banho também auxilia na redução de aspectos psicológicos da ansiedade e que podem levar às dores de cabeça e enxaquecas.

– Diminui inchaços: Assim como a água gelada, o estimulo da água quente no corpo ajuda na queima de gordura corporal, pois ativa importantes funções metabólicas do organismo.

– Melhora a respiração: Para quem sofre de rinite, sinusite e demais situações alérgicas, o banho quente ajuda a “limpar” e desentupir o acúmulo de muco que causam congestionamento nasal.

– Remove toxinas da pele: Assim como quem toma um suco detox para limpar o organismo, um banho quente por dia também pode ser uma ótima alternativa para livrar a pele dos agentes externos (sujeiras, poeiras, etc) que intoxicam e podem causar futuros danos e, até mesmo, enfermidades.

Fonte: Conquiste Sua  Vida

Veja Mais