Notícias & Novidades

Caminhada, dores musculares e o auxílio da RPG Souchard

Publicado em 12 de setembro de 2016

caminhada-csVocê realiza caminhadas com frequência? E a sua postura, você dedica algum cuidado enquanto caminha? É bem provável que a sua resposta seja não, afinal, quando a prática é muito corriqueira em nossos dias, não costumamos reter atenção especial. Você caminha e quase sempre está com pressa, andando de um lado para outro. Nessa correria cotidiana quase ninguém mantém cuidados com a maneira que faz suas passadas. E o mesmo hábito se estende à prática da caminhada como atividade física. O que a maioria das pessoas pouco se dá conta é que quando caminhamos de maneira incorreta e por períodos prolongados, o menor resultado do mau hábito será o surgimento de dores nos músculos e nas articulações.

CARACTERÍSTICAS DA DORES MUSCULARES

As dores se apresentam em decorrência da sobrecarga que é feita sobre o músculo. Ou seja, o esforço excessivo em um determinado músculo pode causar uma tensão dos mesmos, dando origem às dores musculares.

O indivíduo pode ser acometido por dores musculares em condição aguda, decorrentes de um esforço físico exagerado, nesse caso elas costumam surgir um período depois da realização de atividades intensas em má postura. Mas as dores musculares também podem ser crônicas, apresentando-se de forma persistente, especialmente, quando o músculo é pressionado. 

Muitas regiões do corpo podem ser afetadas, mas os joelhos, os pés, o quadril, a coluna lombar e, em alguns casos os músculos da panturrilha são os mais agravados pela má postura durante a caminhada. Pessoas que não têm o hábito regular de praticar exercícios físicos vigorosos podem acabar intensificando os riscos de dores musculares durante ou depois da prática de alguma atividade.

COMO TRATAR AS DORES MUSCULARES?

As dores incomodam mais durante a contração muscular ativa e no alongamento passivo, podendo ter um aumento de intensidade em 24 ou 48 horas depois da caminhada ou após uma lesão esportiva. A melhor maneira de evitar o problema é deixar a coluna ereta durante a caminhada, mantendo o corpo, a cabeça, os ombros e a bacia bem alinhados. A atenção a esses cuidados faz toda a diferença!

Evite ainda colocar as pernas muito a frente do corpo, os joelhos e pés muito para dentro ou para fora e não ande balançando o tronco para um lado e para o outro (“rebolar”), são atitudes que podem prejudicar as articulações e sobrecarregar os músculos. No dia a dia, evite fazer longas caminhadas com salto, porque normalmente causam um esforço maior em determinados músculos e articulações, especialmente do tornozelo e panturrilha.

Problemas musculares e articulares estão dentro do campo de atuação  da RPG Souchard, método da fisioterapia que ajuda no tratamento de diversas dores decorrentes de diferentes patologias, ajudando ainda na prevenção das eventuais consequências da má postura. Não há contra-indicação específica para sua aplicação e muitos são os relatos de pacientes que desde a primeira sessão já alcançaram melhora na mobilidade de regiões afetadas do corpo e no controle da dor.

Fonte: RPG Souchard

Veja Mais