Notícias & Novidades

Escoliose na criança – Muito cuidado com o seu filho

Publicado em 30 de junho de 2016

childrenAs crianças reclamam cada vez mais cedo de dores causadas pela má postura no seu dia a dia, o que na maioria das vezes é devido ao excesso de atividades, de peso levado na mochila e principalmente por ficarem horas na frente ao computador e videogame em posições inadequadas.

Manter uma postura adequada na infância é muitíssimo importante. Ao corrigir os desvios posturais ainda nessa fase da vida, é possível colocar padrões corretos, que acabam sendo seguidos na vida adulta. A vantagem é que na infância e juventude os músculos ainda estão em desenvolvimento, sendo possível a melhora postural com exercícios e hábitos corretos.

Diversas doenças podem se desenvolver como resultado da má postura, uma delas é a escoliose. A escoliose é uma deformidade que afeta a forma tridimensional da coluna vertebral e pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas aparece principalmente a partir dos dez anos de idade, com progressão associada ao estirão do crescimento. Assim, a detecção precoce desta patologia aumenta em até três vezes o número de pacientes tratados, diminuindo o percentual dos que necessitam de cirurgia.

É importante saber que em escolares com faixa etária em torno dos dez anos, a escoliose, geralmente, ainda não se fixou (escoliose dita não estrutural), sendo por isso mesmo, muito importante o início precoce do tratamento, porque é nesse período que há a possibilidade de restabelecer a fisiologia normal da coluna, evitando que essa escoliose se fixe (escoliose estrutural) e evolua com o crescimento.

Enquanto flexível ou não estruturada, se torna mais fácil a correção dessa patologia e/ou a estabilização, ou seja, ao final do crescimento, sua probabilidade de correção é menor.

Um dos tratamentos mais indicados para a escoliose é a RPG. Isso porque a RPG melhora o corpo, corrige a morfologia, diminuindo as alterações posturais; diminui a rigidez, libera as articulações, tratando a desarmonia levando em consideração as necessidades individuais de cada ser; considera o indivíduo de forma global; atua não somente sobre músculos e articulações, mas também sobre o sistema nervoso, responsável pelo armazenamento de informações, modificando, assim, a consciência corporal (o que é altamente importante para o indivíduo com escoliose) e fornecendo ao paciente o conhecimento do próprio corpo e com isso o aperfeiçoamento das reações de endireitamento.

A Reeducação Postural Global em escolares tem a possibilidade de corrigir ou diminuir a curva na coluna e estabilizar a sua evolução durante o período de crescimento.

Resultados obtidos em estudos científicos confirmam os benefícios da RPG. Os estudos demonstram que grupos de escolares tratados com RPG apresentam diminuição significativa no ângulo da escoliose, enquanto que grupos não tratados registram aumento.

Como é o tratamento de RPG?

A RPG deve ser aplicada por fisioterapeutas RPGistas, ou seja, que participaram do curso preparatório ministrado por Philippe Souchard.  O tratamento consiste em consultas de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora ou mais de duração de acordo com a necessidade a ser avaliada pelo fisioterapeuta acompanhante. Logo na primeira avaliação pode se ter uma idéia do tempo a ser dedicado e da duração do tratamento.Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem sucesso em até 90% dos casos. O campo de aplicação é enorme e o método de tratamento deve elevar-se ao nível de complexidade de cada caso ou patologia.

Agende uma avaliação: 66 3421-9347 | 9999-4665 |ou clique aqui

Fonte: RPG Souchard

Veja Mais