Notícias & Novidades

Fisioterapia respiratória aliada à terceira idade

Publicado em 03 de outubro de 2018

Atualmente, o índice de expectativa de vida das pessoas é maior do que antigamente, pois a maioria da população vem tendo um cuidado maior em relação à saúde. A fisioterapia cresceu e se desenvolve constantemente no mercado, assim, as pessoas estão mais conscientes e vêm realizando as sessões necessárias para manter qualidade de vida, tornando seu bem-estar elevado e mantendo seu equilíbrio emocional nas alturas.

Com o passar dos anos, os idosos vão ficando mais fragilizados, seus órgãos, os ossos, a postura, a força, o andar, o falar, os movimentos, a musculatura e o bem-estar já não são mais os mesmos, porém com sessões de fisioterapia adequadas e indicadas por médicos, além de melhorar o que vem afligindo, proporciona uma melhora na qualidade de vida, oferecendo aos idosos uma maior independência em atividades do dia a dia e garantindo bons resultados nos movimentos realizados.

Com a temperatura mais baixa, isso vem sendo um dos grandes vilões para os idosos, que ficam mais propícios a contrair fortes dores nas articulações e musculaturas e, na maioria das vezes, tendo afetados seus pulmões, que já são enfraquecidos pela idade avançada. Porém, vale ressaltar que os problemas respiratórios vêm afetando grande parte da população, desde crianças até idosos, tornando a fisioterapia um aliado quando se trata de recuperação pulmonar.

Todos os dias, por meio de estudos e pesquisas na área da Fisioterapia, surgem novas técnicas para complementar o tratamento solicitado, e as formas de contribuir para a saúde dos idosos tornam-se mais eficazes. Em um mercado competitivo, as pesquisas são válidas para que seja dada a largada a fim de encontrar novos tratamentos.

Algumas técnicas utilizadas na fisioterapia são aplicadas conforme a necessidade de cada idoso:

Eletroterapia;
Hidroterapia;
Cinesioterapia;
Termoterapia;
Terapia Manual.

Essas técnicas podem ser realizadas em consultório ou no ambiente domiciliar, dependendo apenas das condições de cada paciente.

O envelhecimento é inevitável para todos, porém, ao utilizar os recursos e tratamentos proporcionados pela Fisioterapia, os problemas podem ser amenizados, melhorando e prologando a vida dos idosos. Conforme o envelhecimento vai aparecendo, o lado emocional, muitas das vezes, também muda, e a água é um ótimo remédio, ainda mais se estiver aliada com a Fisioterapia para idosos, o que resulta nas sessões de hidroginástica, que traz com ela a diminuição do estresse das articulações, acalmando o corpo e a mente e se tornando um ótimo aliado no tratamento da depressão. Todos os movimentos realizados dentro da água são muito diferentes dos movimentos realizados em solo, uma vez que é possível realizar e explorar movimentos mais amplos e diversificados.

 

Fonte: Fisioterapia

Veja Mais