Notícias & Novidades

Má postura no trabalho também é causa de doenças

Publicado em 04 de julho de 2016

A correria no ambiente de trabalho, somada às pressões pelos resultados das tarefas executadas fazem com que muitos profissionais não dediquem a correta atenção à postura e acabam relaxando na maneira de sentar ou realizar uma função.

O cuidado com a postura é essencial e deve ser tomado não, apenas, no trabalho, mas em qualquer ambiente e na produção de quaisquer atividades. Isso porque os vícios posturais podem ser responsáveis por diferentes patologias, gerando grandes desconfortos e, em muitos casos, quadros graves de saúde.

Confira os principais problemas ocasionados pela postura incorreta no trabalho

– Dores nas costas: é um dos mais comuns. Independentemente da profissão, muitas são as queixas de funcionários com dores nas costas. Quando o indivíduo passa, por exemplo, muitas horas sentado, em frente ao computador e com uma má postura é natural o surgimento das dores. O problema é quando a dor lombar pode ser um sintoma de problemas mais graves, como a hérnia de disco com influência também dos vícios posturais: fatores biomecânicos como a má postura podem levar a um estresse na coluna, acelerando os desgastes em suas estruturas (como o disco intervertebral).

– LER (Lesão por esforço repetitivo): o uso excessivo e por longo período de algumas ferramentas no trabalho, como o mouse e o teclado, somado à postura incorreta acabam provocando a lesão, geralmente, nas mãos ou nos braços. A LER causa inflamação, dor e, dependendo do caso, há a necessidade de imobilização do membro afetado.

– Cifose torácica:  ocorre, principalmente, em asmáticos que, em virtude das dificuldades respiratórias, acabam adquirindo uma postura incorreta para conseguir respirar enquanto realizam suas atividades.

– Tenossinovite: também é bastante comum e causa inflamação na região dos tendões que pode evoluir para espasmos de dor. Quando o profissional utiliza má postura para realizar suas funções acaba fazendo muito esforço, o que poderá gerar a doença.

Posturas inadequadas no trabalho também podem gerar fadiga (reduzindo o rendimento), escoliose e hiperlordose (desvios na coluna) e dor de cabeça, por exemplo, em virtude do estresse que a musculatura adquire pela tensão sofrida.

A Prevenção

O ideal é praticar exercícios físicos que estimulem a correção postural. A RPG Souchard é o método que trabalha com ajustamentos posturais (reequilibrando os músculos que firmam a postura) para reorganizar o corpo inteiro. Os músculos afetados e que acabam promovendo a alteração postural podem ser alongados através de exercícios práticos e específicos. Pode ser indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Agende uma avaliação: 66 3421-9347 | 9999-4665 |ou clique aqui

Via RPG Souchard

Veja Mais