Uroginecologia

Uro

A fisioterapia uroginecológica é uma área específica da fisioterapia que atua na reabilitação do assoalho pélvico (períneo). O assoalho pélvico é um conjunto muscular que tem a função de sustentar órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto) e por manter a continência urinária e fecal.

Em quais casos deve-se procurar por essa especialidade?

O assoalho pélvico pode enfraquecer por algum motivo, como a gestação, a menopausa, o sobrepeso e o parto por exemplo. Com essa fraqueza, a musculatura deixa de exercer a sua função de continência e sustentação, assim as consequências passam a surgir. As consequências pode ser: incontinência urinária, incontinência fecal, prolapsos genitais (“bexiga baixa”) e dor na relação sexual (vaginismo, dispareunia).

Gestantes também podem ter algum benefício com esse tratamento?

As gestantes que se preparam para o parto, devem procurar a fisioterapia para melhorar a consciência perineal e assim otimizar o tempo do trabalho de parto. Também a reabilitação pós parto é muito importante, pois recupera a musculatura perineal de uma forma mais rápida e eficaz, prevenindo futuras consequências como a incontinência urinária e dores na relação sexual.

Como a fisioterapia é realizada?

A fisioterapia uroginecológica utiliza alguns equipamentos específicos para a reabilitação perineal. A eletroterapia é utilizada como forma de melhorar a propriocepção muscular e ajudar no fortalecimento. O biofeedback eletromiográfico é o equipamento mais moderno dentro da área e é utilizado tanto como forma de avaliação como forma de tratamento, visto que apresenta imagens e efeitos sonoros transmitidos em uma televisão, oferecendo ao paciente melhor controle dos exercícios e resultados mais rápidos.

É preciso quanto tempo de tratamento para perceber os resultados?

O tempo de tratamento é sempre muito relativo, dependendo de cada caso e de cada paciente. Os resultados podem ser vistos nas primeiras sessões, porém o tempo de tratamento pode variar de 2 a 6 meses.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Telefone

Especialidade

Indique a especialidade que gostaria de agendar.

Horário

Indique o horário em que gostaria de ser atendido.

Mensagem / Observações