Notícias & Novidades

Os maus hábitos que causam dores na coluna

Publicado em 24 de março de 2016

Você tem o costume de prestar atenção se está sentado da maneira correta, por exemplo, ao sentar-se no carro, no sofá ou cadeira de casa e/ou do trabalho?

Pode parecer uma prática irrelevante e de pouco costume, porém, este pequeno detalhe que não faz parte do nosso dia a dia, pode acarretar em problemas sérios na coluna.

Segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde (2014), aproximadamente 27 milhões de brasileiros adultos sofrem de alguma doença de coluna, sendo que, as dores na lombar são as mais frequentes.

O Dr. Bruno Côrtes, neurocirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Coluna – Regional RJ dá algumas dicas para manter sempre uma postura correta. “A pessoa que passa muito tempo sentada deverá levantar-se em tempos regulares e se alongar.

Também deverá estar sempre atenta se seu tronco está ereto e não encurvado. A pessoa deve ter o hábito de se policiar nas posturas, que começam a piorar principalmente quando o cansaço chega”, revela.

O doutor ainda revela que, banco do carro ou cadeira, por exemplo, são alguns dos maus hábitos praticados pelas pessoas no dia a dia e ressalta que o tronco precisa ficar na curvatura de 90º C ao sentar-se nesses lugares.

O médico completa que sentar de forma incorreta faz com que a pessoa provoque um vício de postura na qual a coluna pode acostumar, mesmo que seja de forma errada.

Confira outras dicas do Doutor para manter uma boa postura:

– Exercícios físicos regulares;
– Alongamento;
– Posicionar os ombros levemente para trás;
– Evitar cruzar as pernas.

Fonte: Portal O Debate

Veja Mais