Notícias & Novidades

RPG é solução para desvios posturais causados por dores, maus hábitos, alterações ou problemas emocionais

Publicado em 20 de outubro de 2016

RPGUma das vertentes mais procuradas da Fisioterapia, a aplicação da técnica da RPG – Reeducação Postural Global – foi criada na França pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard e é extremamente eficiente para a correção de desvios posturais. Por fatores emocionais, maus hábitos posturais ou profissionais ou alterações congênitas e adquiridas, os músculos estáticos em estado patológico podem se retrair ou encurtar, o que causa esses desvios. Para solucioná-los, a RPG é a melhor saída.

“Podemos pensar em nosso corpo como um quebra-cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim, quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando”, conta a fisioterapeuta Paula Gissoni, da clínica PGFysio de São Paula, especializada na área.

A RPG se aplica a todas as patologias que demandam fisioterapia, como problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e esportivos. Essa técnica gera diversos benefícios para a saúde e ainda atua como prevenção de problemas que podem ser gerados pelo desequilíbrio postural ao longo dos anos. Com o passar das sessões, o paciente aprende a respirar melhor e a se portar de forma correta, com uso das posturas e equilíbrios aprendidos durante a RPG.

As sessões podem ser indicadas por um médico, ortopedista ou pelo próprio fisioterapeuta, que é o profissional especializado na área e ministra as posturas. A PGfysio realiza atendimento individual, realizado em uma sala com maca apropriada para a técnica. Você pode saber mais sobre o RPG e agendar a sua avaliação clicando aqui.

Fonte: Portal Terra

Veja Mais