Notícias & Novidades

RPG no tratamento da fibromialgia

Publicado em 20 de junho de 2016

FibromialgiaA fibromialgia é um tipo de doença reumática que tende a causar bastante sensibilidade acompanhada de dor em determinados pontos do corpo: pescoço, ombros, braços, pernas, costas e quadril, por exemplo. A maior parte dos pacientes diagnosticados com fibromialgia são mulheres. Além da forte sensibilidade dolorosa nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles durante longos períodos, existem outros sintomas que podem acompanhar a fibromialgia:

– Fadiga muscular;

– Distúrbios do sono;

– Ansiedade;

– Dores de cabeça;

– Depressão;

– Formigamento e dormência nas mãos e nos pés;

– Rigidez (ausência de flexibilidade) pela manhã;

– Indisposição e cansaço;

– Dificuldades cognitivas (atividades que demandem esforço mental), problemas de memória e de concentração.

Causas da fibromialgia

Existem muitos estudos relacionados à pesquisa das causas da fibromialgia, mas elas ainda permanecem desconhecidas de um modo geral. Entretanto, alguns fatores podem estar relacionados ao seu surgimento:

– Histórico familiar;

– Lesões repetitivas;

– Doenças autoimunes;

– Infecções por vírus;

– Sedentarismo;

– Eventos estressantes ou traumáticos.

Tratamento para a fibromialgia

Além do tratamento medicamentoso, a fisioterapia tem um importante papel no alívio da sintomatologia com amplificação de seus efeitos através de uma abordagem terapêutica adequada e que avalie o indivíduo globalmente.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que utiliza o alongamento das cadeias musculares, principalmente da musculatura estática antigravitacional que interfere nas atividades diárias. Reeducando a postura, o método ajuda a evitar as dores provenientes da doença. O método da RPG favorece ainda a flexibilidade do paciente, mas vale ressaltar que a duração e frequência das sessões vão depender do quadro de cada indivíduo.

Outras práticas que podem aumentar o bem-estar do paciente com fibromialgia

– Alimentar-se bem;

– Tomar os medicamentos prescritos;

– Praticar atividade física regularmente;

– Reduzir o estresse diário;

– Dormir o tempo suficiente para manter o corpo descansado.

Se os devidos cuidados forem tomados, os sintomas da fibromialgia tendem a melhorar e o paciente não perde, sobretudo, sua capacidade funcional.

Via: www.rpgsouchard.com.br

Veja Mais