Notícias & Novidades

RPG Souchard em auxílio ao paciente com asma

Publicado em 23 de fevereiro de 2016

asma

A asma é uma doença comum, ela atinge as vias aéreas ou brônquios com inflamação (os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Os principais sintomas que a asma causa são: tosse, chiado e sensação de aperto no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar.

Pacientes com problemas respiratórios como asma e rinite alérgica respiram de maneira incorreta. E para estes casos, um grande aliado ao paciente é a RPG Souchard (Reeducação Postural Global).

A importância de respirar corretamente

Respirar corretamente significa relaxar a musculatura superior do tórax e contrair o diafragma. Os pacientes asmáticos têm a cadeia inspiratória encurtada e utilizam a parte superior do tórax para respirar, o que faz com que o diafragma acabe por não exercer sua função corretamente. Isso desequilibra a musculatura e desalinha as linhas torácicas, trazendo consequências como escoliose (desvio lateral da coluna), postura cifótica (corcunda), hiperlordose (aumento de curvatura da região lombar) e ombros caídos. Muitas das alterações ocorridas no corpo influenciam diretamente a respiração, causando, por exemplo, obstrução brônquica.

Saúde e Bem-estar com a RPG Souchard

Para reeducar a respiração e ajudar no tratamento clínico da asma, a técnica de fisioterapia chamada RPG Souchard é bastante indicada. Ela vai analisar o corpo do paciente como um todo e não, apenas, a parte que está desalinhada, proporcionando força e elasticidade à musculatura, além de corrigir o desequilíbrio muscular. O paciente, então, poderá sentir uma redução nas crises de asma e estará se prevenindo de futuras complicações. O médico fisioterapeuta dará também ao paciente orientações para as atividades diárias.

O quadro de asma nem sempre é igual em todos os indivíduos e as causas podem envolver fatores genéticos e ambientais. A RPG Souchard trata o indivíduo de maneira personalizada, antes de iniciar as sessões ele é submetido a uma avaliação detalhada para que o fisioterapeuta possa dar início a um atendimento específico e eficaz.

Via RPG Souchard

Veja Mais