Notícias & Novidades

Você cuida da sua postura?

Publicado em 19 de fevereiro de 2016

image-01-1500x800

Como você dirige? Qual posição você adota na hora do sono? Você costuma dar atenção à postura quando varre a casa, lava as louças ou realiza quaisquer atividades domésticas? No trabalho, como você se senta? Durante a prática de um exercício físico, você costuma se preocupar com a postura certa para executar o movimento? Estas são algumas perguntas às quais, normalmente, a resposta é sempre desfavorável no que diz respeito ao cuidado com a postura.

O dia a dia sempre agitado, a ausência de tempo ou mesmo a falta de conhecimento sobre cuidados simples podem acabar resultando em uma postura inadequada e, consequentemente, em diferentes problemas não, apenas, para a coluna vertebral, mas para a saúde do corpo inteiro.

Veja alguns malefícios da má postura

Dor nas costas. Grande parte da população nos dias de hoje já convive com dor lombar, em decorrência da má postura durante os afazeres domésticos entre outros fatores associados, incluindo a execução errada de exercícios.

Desvios na coluna. O carregamento excessivo de peso pode comprometer a coluna vertebral

Celulite e a terrível “barriguinha”. A manutenção de uma boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência, pois a saúde pode ser seriamente comprometida. Além de dor nas costas, a má postura causa a temida gordura localizada e também a horrível celulite. Quando uma pessoa tem algum tipo de desvio na coluna, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação sanguínea na região. Como consequência, ficam mais comprometidas as regiões abdominal e do quadril, propiciando a retenção de líquidos, a localização de gordura e o aparecimento de celulite, além do enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente.

Má circulação sanguínea. A postura inadequada pode acabar pressionando as veias, atrapalhando a circulação sanguínea.

Fraqueza imunológica. Os órgãos ficam pressionados, causando falta de nutrientes e oxigênio para o corpo, o que causa enfraquecimento e torna o indivíduo mais propenso a infecções.

Dor de cabeça. Surge muitas vezes em decorrência da má posição da coluna cervical.

Prisão de ventre. Pode estar relacionada ao intestino que se encontra esmagado pelo peso da coluna fora do seu devido lugar.

RPG Souchard é aliada no combate à má postura

A Reeducação Postural Global consiste em ajustamentos na postura para a reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. O método identifica e alonga a musculatura considerada responsável pela alteração postural. Os exercícios práticos utilizados nas sessões de RPG Souchard podem ser indicados aos pacientes de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

Via: RPG Souchard

Veja Mais